Marcos Giansante Bocca

Ribeirão Preto – SP

http://marcos.bocca.adm.br

Brasileiro (Ibitinga – SP)

(16) 981.458.846


51 anos , casado


Objetivos: Diretor/Gerente de Tecnologia de Informação; Consultor ERP/CRM/EAI ; Consultor Financeiro


Formação acadêmica:


Pós-Graduação Strictu Sensu: Administração de Organizações FEA RP- USP, turma de 2007.

Processos Produtivos e Operações - Analise de integrações de cadeias de ERP. USP, unidade: FEA Ribeirão Preto. “Um estudo dos recursos tecnológicos disponíveis para a integração de sistemas ERP (EAI) entre empresas do Brasil”. Procurei aprofundar o conhecimento para integração de empresas. Além da tecnologia atual (SOA Web Services), estudei também a formação de empresas/organizações virtuais na óptica de processos produtivos. link: http://marcos.bocca.adm.br/academic/docs/thesis/ ; www.teses.usp.br


Superior: Administração de Empresas na FEA RP- USP, turma de 1995.

Busquei nessa segunda graduação conhecimentos para ver as iterações de todas as partes da empresa em sua estrutura organizacional e a integração em seu ambiente econômico, político e legal. Tal conhecimento, aliado ao de informática, me qualificou para exercer cargos gerenciais, bem como consultoria em finanças e custos e ainda efetuar implantação de aplicativos ERP/CRM .


Superior: Engenharia Eletrotécnica na Escola Politécnica da USP, turma de 1980.

Até o3ºano (inclusive), curso interrompido para me dedicar ao estudo da computação. Cursei desde as disciplinas de introdução a computação e cálculo numérico em computador (adquirindo noções de Assembler e domínio das linguagens Fortran e Algol, em programação estruturada, utilizando mainframe) às disciplinas de circuitos eletrônicos, (teóricas e laboratório). Por opção, cursei álgebra booleana, introdução à Economia, Organização Industrial, Introdução à Contabilidade etc, visando uma formação em análise de sistemas.


Cursos e estudos adicionais:

2013 – Virtualização de Desktop: ambiente MS Windows Server e Thin Client Linux e MS Windows Embedded (Wise) com autenticação remota de certificado digital. *

2013 - Peticionamento Eletrônico: sistemas e-SAJ e PJe. *

2011 - Jiva v3: Instalação em máquina virtual CentOS (KVM) com Oracle XE 10. *

2011 - Logix10: Instalação em máquina virtual SLES11 com Oracle 11. *

2011 - Mikrotik: Instalação e configuração da balanceamento de saída de internet (em máquna virtual Xen). *

2010 - ERP pERP + eGroupware: Carga de plano de contas resumido (CRC-SP) e tabelas de tributos do Brasil. *

2010 - ERP blueERP, dolibarr e pERP: Instalação e análise comparativa. *

2009 - ERP Intsys (bd Firebird) e Mastermaq (bd MSAccess): Instalação em servidores Linux openSuSE . *

2009 - Virtualização XEN: Em openSuSE 10.3, Instalação dos ERP Logix (bd Oracle) e Datasul (bd Progress) em máquina virtual Xen. *

2009 - EAI - Jitterbit : Instalação, configuração e testes de integração de aplicativo LAMP com Ofbiz (bd PostgreSQL), em openSuSE 10.3. *

2009 - Dataviewer: -Módulo gerador de relatórios Datasul - Curso “in company” Unibrás 09/01/2009, 8 horas.

2008 - SPED NFe: Curso 8 horas IOB, na Instituição Moura Lacerta.

2008 - PL/pgSQL: Linguagem procedural PostgreSQL - Estudo e desenvolvimento de rotina para geração e extração de informações. *

2008 - ERP Ofbiz: Instalação multi-instâncias e análise de funcionalidades. *

2007 e 2008 - ERPs Adempiere, ck-erp, neogia, Ofbiz, Opentaps e webERP: Instalação e análise comparativa; erp5, OpenBravo, postbooks, theERP e TinyERP : análise de funcionalidades *

2007 - Servidor de email : - Estudo e implantação com Postfix + Fetchmail + Dovecot em SuSE Linux.*

2007 - VPN (Virtual Private Network) : Instalação usando OpenSwan - Linux; conexão com CPFL. *

2006 - ERP Logix: Instalação - Logocenter - Treinamento in company - Indústria de Papel Irapuru – Rib. Preto -SP

2005 - ERP Enterprising: Instalação e implantação

2004 - Oracle: Instalação, acesso remoto via internet, consultas e inclusão SQL. *

2003 e 2004: Instalação e implantação do ERP/CRM Open Source Compiere, em ambiente Linux

2003 - Outubro e novembro: Ciclo de Palestras em ERP na FEA-USP. SAP, Microsiga, Datasul e Metalsystem.

1999 a 2004: Linux: instalação e configuração de servidores RedHat, Debian, Suse, Mandrake.*

2001 a 2004: MS SQL: instalação e configuração, rotinas de manutenção, consultas SQL para relatórios.*

1993 - Setembro e outubro: Novell Advanced System Manager, Novell System Manager , Product Information Course - SPA - São Paulo - SP

1986 a 1988: Open Access III – Aplicativo integrado: banco de dados, linguagem estruturada SQL, planilha, editor de texto e módulo de comunicaçãos em ambiente IBM-PC. *

1985 - Dois semestres - Curso para Analista de Sistemas - Fundap (FEA – USP). Tópicos: noções de organização e método, programação PL/1 (em IBM 4341 - Roscoe), noções de sistemas operacionais, projeto lógico de banco de dados, sistemas de informaçãos e planejamento de informações gerenciais.

1984 - Cobol para equipamento Sid 5000 e programação GPT para terminal financeiro Sid - Sid Informática S/A – São Paulo

1983 - Janeiro a fevereiro - Tópicos de Programação - Instituto de Matemática e Estatística da USP - Otimização de programas, noções de inteligência artificial, técnicas de ordenação de arquivos etc em equipamento Burroughs 6900/Cande.

1982 - Cobol - Escola Graduada de Processamento de Dados - São Paulo

* = Estudo autoditada


Leitura: Técnica: desde 1984, periódicos da área; atualmente diversas publicações eletrônicas.

Informativa (diária): jornal Folha de S.Paulo e Valor Econômico


Experiência profissional:


2013 – 2o semestre: Instrutor em cursos de Peticionamento Eletrônico: InfoFacil em convênio com AARP e OABSP São Joaquim da Barra e OABSP Batatais.


2013 - 1o semestre: Sócio Empreendedor na InfoFacil: empresa para cursos de Peticionamento Eletrônico.


2011 - 1o semestre: Professor da disciplina Sistemas de Informação. Duas turmas, conteúdo ministrado: Sistemas de Informação nas Organizações, Sistemas de Processamento de Transações, Sistemas de Informações Gerenciais, Sistemas de Suporte à Decisão, Sistemas de Suporte ao Executivo, Inteligência , Artificial e Sistemas Especialistas, Segurança, Privacidade e Questões Éticas em Sistemas de Informação.


2003 até hoje: Consultor ERP/CRM/EAI; Execução e/ou suporte a instalação e implantação de sistemas ERP/ CRM/ EAI (Enterprise Application Integration) e a migração e integração de dados. de sistemas legados e heterogêneos.


2001 até hoje: Consultoria em Finanças e Custos:Levantamento de informações gerenciais nas áreas de finanças e custos em empresas de porte médio. Nessa atividade obtenho Demonstrativo de Lucros e Perdas diretamente de consultas ao banco de dados da movimentação financeira (ao invés de utilizar relatórios contábeis).


1996 até hoje: Gestor de TI / Consultor de Informática em empresas da região, definindo escolha, orientando e/ou executando a implantação e o uso de: arquitetura de redes LAN e WAN, servidores de dados e impressão (Novell, MS Windows, Linux), servidores de banco de dados (MS SQL, Oracle, MySQL, PostgreSQL), servidores de internet/intranet, servidores com virtualização (XEN), softwares aplicativos integrados e ERPs: Moinho , Mult-Gestor , Compiere, Enterprising, Logix5 , Datasul EMS , OfBiz, pERP ,Totvs Logix 10, Jiva, Sankhya .


1992 a 1995: Consultor em Sistemas de processamento de dados, em automação de escritório e em rede Novell (instalação e suporte à rede).


1985 a 1999: Analista de Sistemas e Programador – Equilibrium Informatica Aplicada Ltda - Ribeirão Preto – SP. Atuação em desenvolvimento, implantação e manutenção dos sistemas: Contabilidade, Folha de Pagamento, Correção Monetária e Depreciação, Mala Direta, Gestão Financeira, Controle de Pedidos com Emissão de Nota Fiscal Integrada à Gestão Financeira, Lista de Preços e Estoque. Todos os sistemas foram desenvolvidos em linguagem de 4a geração (Open Access III) com banco de dados relacional, e utilizados em dezenas de empresas.


1985 agosto a novembro: Analista de Sistemas Júnior - Racimec Racionalização e Mecanização Ltda. Atuação: suporte a sistema de automação bancária, implantação de projeto piloto de automação comercial e desenvolvimento de programas para terminal de automação.


1984 junho a 1985-julho: Analista de Sistemas Trainee – Caixa Econômica Estadual de São Paulo - Departamento de Sistemas e Métodos - Equipe de Automação de Agências. Atuação em manutenção de sistemas em minicomputadores Sid e Digirrede e em desenvolvimento e implantação de sistema Racimec para automação de agências.


Ribeirão Preto, fevereiro de 2014.



Marcos Giansante Bocca



Versões deste documento: HTML PDF ODT(openoffice/broffice) MSWord97/XP